Páginas

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A voz da experiência

Aproveitando a onda de Natal, fiz inscrição para um curso de culinária com sobremesas para comemorar a data. Achei interessante a ideia, pelo menos ia me distrair um pouco. Chegando no local do curso, com meia hora de antecedência, me deparei com uma senhora que puxou papo comigo, e o 's' em destaque no sotaque dela não negava suas raízes, ela é carioca. Ficamos ali por um bom tempo conversando sobre gastronomia. Ela me contou sobre os bolos que costuma fazer, as viagens que faz pelo Brasil e pelo mundo, disse que me ensinaria mil coisas e assim fomos até o início do curso.

Quando o curso começou a senhora já mostrou que sua experiência na cozinha era algo fantástico, e que os pequenos detalhes fazem a diferença na hora de coloca a mão na massa. Falava sobre alguns ingredientes que poderiam ser substituídos por outros (enquanto a chefe dava o passo-a-passo na frente de 30 e poucas alunas), quais marcas de produtos utilizar e outros detalhes.

De um curso simples eu aprendi muito mais, e ainda ganhei uma amiga, a dona Zita. Já combinamos de fazer bolos de Natal, empadas e muitas outras guloseimas. E o que mais me marcou nela, foi a vontade de fazer as delícias para as pessoas sem esperar nada em troca e ainda, fazer tudo com muita alegria e prazer. A experiência foi muito válida e mais do que uma ou duas sobremesas, minha noite gastronômica foi uma troca de conhecimentos, experiências de vida e energia positiva.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ler, um exercício para toda a vida

Hoje a minha postagem é uma dica.

Nas minhas andanças de pesquisa sobre o jornalismo gastronômico, tenho lido muito sobre jornalismo, assessoria de imprensa e gastronomia. Ontem, cheguei em casa e peguei um livro que há muito tempo eu não lia, estava lá na estante juntando poeira, "O Abusado" do jornalista Caco Barcellos. Confesso que não consigo sair muito da temática, peguei o de jornalismo novamente, mas, por se tratar de uma história muito bacana e que parei no ano passado na página 75, resolvi retomá-lo. Lembro que quando ganhei o livro, não conseguia largá-lo, e agora a meta das férias é lê-lo até o fim, junto com os técnicos que já fazem parte da minha cabeceira.

Mas, comecei contando essa história pessoal, para dizer o quanto é importante ler. Tenho aprendido muito, e vejo o quanto comecei tarde com esse hábito.

Em abril desse ano, minha irmã fez aniversário de 15 anos, e para que ela não comece com a leitura somente voltada à internet e que na vida acadêmica sofra consequências como as minhas, fiz a assinatura de uma revista semanal, com coisas da idade dela, mas que a tiram um pouco da internet.

Então, a minha dica é LEIAM, e leiam o máximo que puderem sobre tudo, desde jornais, revistas, livros técnicos, até as crônicas e os livros de autoajuda.

E para que esse hábito não se perca muitas vezes porque os livros são caros, abaixo segue o contato de uma livraria que oferece até 20% de desconto nos livros de literatura, com entrega confiável e segura.

Livraria Fajark
Televendas: (41) 3027-1419 - Simone