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quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A expansão gastronômica em Curitiba


Estou realizando uma pesquisa sobre o jornalismo gastronômico em Curitiba. E, no decorrer dos estudos e de alguns momentos gastronômicos que tenho participado, percebo que realmente Curitiba tem se tornado um potencial nessa temática.

No último final de semana, dias 5 e 6 de novembro, participei da 3ª edição do Empório Soho – Gastronomia e Cultura em um só lugar, que aconteceu na Praça Espanha. Vários momentos durante a feira me chamaram a atenção.

Para começar, a iniciativa da organização do evento, o Batel Soho e de cada um dos 23 restaurantes, bares, cafés, chocolateria e bistrôs, que participaram do evento. Os restaurantes renomados da cidade e grandes nomes da gastronomia curitibana que na sexta-feira debaixo de chuva permaneceram ali, embaixo das barracas à disposição do público.

Outro destaque foi a quantidade de pessoas que se evolveu no evento: homens, mulheres e até cachorros estavam por ali, curtindo boa música e degustando de algumas delícias oferecidas pelos renomados chefes da região. Isso mostra o quanto o público da região está “antenado” no que há de melhor na gastronomia e o quanto está disposto a participar desse tipo de manifestação.

Até um guia de gastronomia foi lançado durante o evento. Feito pela jornalista Mariela Castro e pela advogada Dora Ostronoff, à frente da editora AllesGut, elas desenvolveram em 1 ano e 3 meses de pesquisas e visitas à estabelecimentos um guia com 94 estabelecimentos interessantes da cidade. O diferencial desse guia, é que além de oferecer diversas opções gastronômicas, nele os consumidores tem milhares de reais em vouchers com descontos exclusivos. Em conversa com as criadoras do guia, elas contaram que sentiam falta disso na cidade, embora ambas morarem em São Paulo, e ficaram contentes em poder visitar cada cantinho da cidade para colocar no guia um pouco do que gostam.

A gastronomia se tornou um prazer e não mais simples forma de saciar a fome:
 
O consumo de alimentos, assim como a satisfação de qualquer apetite, há muito deixou de ter como objetivo principal a nutrição e, em vez disso, passou a conter inúmeros significados sociais, culturais e simbólicos. Nas sociedades de consumo da era industrializada, qualquer ideia, prática cultural e substância material concebível parece ter sido transformada pelas “forças de mercado. Em mercadorias cobiçadas. A sociedade de consumo coloca todo à venda, e a comida não constitui um exceção. Isso torna o desejo por comida não uma simples questão de atender às necessidades básicas de alimentação, e, sim, parte de um discurso social em que identidades pessoais e coletivas são definidas e apresentadas.(SLOAN, 2005, p, 69,70).

E como parte desse prazer de saciar a fome e apreciar da interação social, o Jovens Tardes teve sede na praça, com a presença do Sr. Jorge e a rapaziada, que puderam degustar de gastronomia e cerveja ao som das bandas locais. 

E assim, esperamos a próxima edição do Empório Soho, e a minha pesquisa segu a todo vapor aliando a "fome com a vontade de comer".


2 comentários:

  1. Guria, achei o mássimo esse seus textos.

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  2. Όποτε ήμουν γοητευμένος από τη βραζιλιάνικη κουζίνα. Είμαι λυπημένος μόνο για την μη γνώση πώς να διαβάσει στα πορτογαλικά.

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