Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A saga do pão de queijo


O churrasco na cozinha do Tio Jorge fez o maior sucesso. Mas enquanto não acontece a parte 2, vamos discutir sobre a gastronomia pelos olhares do dia-a-dia.

Uma das coisas que mais gosto de comer é pão de queijo. Primeiro porque ele vem do pão, que é algo que gosto muito, e depois porque nascida em Brasília, terra da mistura de povos. Cresci aproveitando a boa gastronomia mineira com um pão fofinho, cheio de massa e queijo dentro e que é possível ser encontrado em qualquer esquina da cidade. Isso me lembra um trecho de SLOAN (2005):

O alimento está relacionado com o sustento e com a satisfação do apetite, tanto físico quanto simbólico, e a sua distribuição está ligada à organização de uma sociedade e à exibição de status e poder. Assim, observar quem come o quê, com quem e onde, é lançar luz em uma série de práticas políticas, econômicas e culturais. (SLOAN, p, 77, 2005)

No meu caso, trata-se realmente de uma questão cultural, de infância na minha cidade natal. Mas, há algum tempo estou em Curitiba, cidade linda, limpa, de gente bonita, um pouco fria, talvez, mas uma cidade muito boa para se morar. Onde entra o pão de queijo nessa história? A questão é que encontrar um pão de queijo gostoso como os dos mineiros radicados em BSB ou que pelo menos que tenha massa dentro, na capital paranaense é como procurar pinhão na Bahia. O pior de tudo é a minha frustração a cada lugar que vou experimentar. Quase sempre o pão é bonito e borrachudo, frio e sem massa (de vento, como eu sempre falo), ou simplesmente não tem gosto de nada. Muito triste!

Uma coisa interessante é que eu tenho uma amiga mineira, que eu já conheço há quatro anos, e a mãe dela faz um pão de queijo que certamente não existe igual no mundo. E sabem quantas vezes eu comi do tal pão de queijo? Uma vez na vida, e olha que foi por sorte do acaso que resolvi fazer aquela visitinha rápida e comi quase 20 pãezinhos daqueles. Inesquecível!

Pode ser que eu não esteja indo nos lugares certos. Mas, olha que tenho procurando muito, a cada panificadora, posto de gasolina, carrocinha do tio da esquina, e nada. Quem sabe alguém não me sugere algum lugar bacana para comer um super e bem gostoso pão de queijo?

5 comentários:

  1. Hum, acho que preciso pedir pra minha mãe fazer de novo o bendito.
    HAhahha

    Pão de queijo não tem igual, combina com qlq hora do dia, com qlq companhia!

    ResponderExcluir
  2. Guriaa vc nao tem nocao adoro pao adoro queijo entao qual o resultado= adooooooooooooooro pao de quejo
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi Waléria, vou te indicar um lugar que faz um pãozinho delicioso, é na panificadora Piegel no Cabral. Não é igual ao mineiro mas é muito gostoso, eu adoro, vale a pena você experimentar. Beijos

    ResponderExcluir
  4. ahah eu estavam em BH e Ouro Preto na semana passada e posso te dizer: não existe pão de queijo como aqueles feito por lá!!! Também me frusto quando chego na Gazeta e vejo as pessoas animadas porque algum santo comprou uma sacola de pães de queijo, e eu sei que são penas alguns pães vasios, ou como você mesmo diz: de vento! Ôh Minas Gerais quem te conheces não esquece jamais! bjs Allan Reis

    ResponderExcluir
  5. Μου αρέσει πολύ το ψωμί τυρί

    ResponderExcluir