Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Quiche

Sabe aquelas quiches que você encontra nos cafés por aí, e paga cerca de R$ 6 por unidade, e fica com aquele gostinho de quero mais? Pois é, ontem peguei uma receita na internet, criei o recheio com o que eu tinha em casa e ficou simplesmente 'divino', e o melhor, igual ao que a gente encontra por aí.

Para quem não conhece, quiche é uma tortinha salgada alemã e tradicional da culinária francesa, com recheio cuja base é ovos e creme de leite. O nome quiche vem da região de Lorraine na Alemanha que significa torta.

                             Minha quiche de teste feita com sardinha

É uma torta fácil e rapida de fazer.

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo
200g de margarina
1/4 de xícara de água
sal a gosto

Recheio

(Para o recheio você escolher o que tiver em casa, como no meu caso em que eu usei sardinha. Mas fica legal com tomate e queijo, champignon e presunto entre outras combinações, basta usar a criatividade)

4 ovos
1 lata de creme de leite
50g de queijo ralado
1 lata de sardinha
cheiro verde
sal a gosto
pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Massa - Misture aa farinha e a margarina até fazer uma farofa. Acrescente a água e mexa até virar uma massa homogênea. Forre uma forma de fundo removível com essa massa. 

Recheio - Bata os ovos como se estivesse fazendo omelete. Misture o creme de leite e o sal (eu coloquei um pouco de pimenta do reino para dar um gostinho). Coloque esse recheio sobre a massa da forma.
Distribua a sardinha (ou o recheio que preferir) sobre a massa. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até dourar.

A massa cresce um pouco, mas quando ela é tirada do forno ela diminui, é normal.

Pelo que pude perceber comendo essa especiaria em outros lugares, é importante que se tenha um ingrediente de gosto acentuado e outro mais simples, como a ricota e o bacon, por exemplo. Assim, a quiche não fica sem gosto.

Ah! Eu adoro azeite de oliva, então, coloquei um fio em cima da minha quiche antes de desgustá-la. Fica a dica!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário