Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Café da manhã pouco saudável


Diariamente quando pego o ônibus para ir ao trabalho, me deparo com diversas pessoas no terminal de ônibus degustando de seu café da manhã. O mais impressionante, a meu ver, é observar o cardápio matinal que é uma variação considerável de coxinhas, enroladinhos de alguma coisa, empanados de outras coisas, salgadinhos de pacote, refrigerantes e, às vezes aparece alguém com um simples pão de queijo. Fico impressionada como as pessoas conseguem se alimentar de tanta gordura pela manhã. Talvez elas pensem que, como comem correndo isso já vai sendo abatido no gasto energético da ida ao trabalho.

Porém, o mais interessante de se observar é o quanto o imediatismo dessa era atual tem acabado, ou pelo menos reduzido, alguns momentos de prazer principalmente no que diz respeito à alimentação. No meu caso, tomo café da manhã diariamente com a minha avó, que prepara um pão bem quentinho na frigideira recheado de requeijão e patê. Conversamos sobre como foi o meu dia anterior, o que pretendo fazer no feriado e coisas normais do cotidiano. Percebo que quando preciso sair correndo como as pessoas que já citei, o meu dia fica mais sem graça.

A formação do paladar ocorre muito cedo, e os desvios de padrão (ou dos verdadeiros padrões de paladar), como os impostos pelas dietas de lanches rápidos e de alimentos sem nenhum valor nutritivo, dificilmente serão corrigidos mais tarde. (SLOAN, 2005, pg. 183)

Cria-se nesta cabeça pensante que vos escreve, o quanto faz mal o hábito de comer fora de casa e com tanta velocidade. Acredito ser completamente saudável comermos em algum restaurante, lanchonete ou café, mas o momento da refeição um dia já foi considerado algo saudável e não somente um momento em que se precisa ingerir comida para o corpo aguentar o corre-corre.

Que tal aproveitarmos para repensar e desacelerar um pouquinho? Não coma simplesmente, aguce seu paladar e deguste os alimentos, de preferência algo mais saudável.




2 comentários:

  1. Wá, esse é um assunto mto importante a ser abordado. Acho que inconscientemente estamos em um ritmo ( ritimo, sei lá)meio parecido com a América. Lá como nós sabemos eles comem hambúrger no café da manhã com direito a ovo frito e tdo.
    Podíamos respeitar cada alimentação no seu devido horário não é?! Assim a saúde estaria garantida para trabalharmos nesse pique por muitos anos ainda.
    Belo texto
    Beijos florzinha

    ResponderExcluir
  2. Olá..passeando por alguns blogs acabei encontrando o seu. Adoro tomar café da amanhã, mas infelizmente o único dia da semana que consigo fazer isso é no domingo..rs. Nos outros, saio de casa sem comer ou me entupo de gordura, o que não é nada bom. É uma pena que a correria do dia a dia faça isso com as pessoas, mas sempre prometo para mim mesma que vou mudar!..rsrs..bjs

    ResponderExcluir