Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Capital Gourmet lança jornal mensal de gastronomia

A revista Capital Gourmet acaba de lançar a primeira edição do Jornal Mensal de Gastronomia com distribuição gratuita, cuja publicação aconteceu na última sexta-feira do mês de março. O primeiro exemplar tem como destaque  as 'Delícias do Verão' e fala sobre os sorvetes.



O jornal traz em 15 páginas utensílios de cozinha no espaço chamado: Para Comprar, em que dá destaque para quatro produtos que variam de R$ 250 a R$ 699 reais.

As notícias sobre o que está acontecendo na gastronomia local aparecem no Couvert, que destaca nessa primeira edição Chá verde natural do WikiMaki, refeições leves para o verão na Pizza Hut, Frutos do mar no Zapata e o retorno da famosa Feijoada do Bourbon.
Os Eventos ganham destaque especial com fotos de eventos destaques do mês. As dicas gastronômicas do que há de melhor na cidade aparece na seção Deguste que traz rolinho primavera, trufas e outras delícias. 

O jornal também dá espaço para receitas com a seção Livro de Receitas com quatro opções:duas doces e duas salgadas que são de dar água na boca.

A matéria de Capa ganha espaço duplo no jornal com tipos, sabores, preços e locais onde é possível encontrar os melhores sorvetes.

O jornal ainda traz participações especiais como a da jornalista Jussara Voss que fala sobre o restaurante Le Chateaubriand em Paris. Jussara é curitibana, jornalista e blogueira, e se me permite uma opinião, uma "confidente" da gastronomia.

A novidade para o jornalismo impresso local que até então não existia, é a crítica, que neste jornal teve a participação de Rute Raquel, que avalia dois restaurantes, o Sel et Sucre e o Terra Madre. Rute traz sua experiência no ramo gastronômico e compara um prato tradicional com os toques especiais da chef Kika Marder, e reclama um pouco do espaço "apertado" que permite a participação da conversa da mesa ao lado. Reclama um pouco do tempo que passou desde a chegada no restaurante, até o pagamento da conta. A crítica ao Terra Madre ela faz considerações pertinentes, elogia a massa, a pescada amarela com molho de limão, e reclama um pouco da acessibilidade.
Inusitado, não? Curitiba está ganhando um olhar mais crítico para a gastronomia. E isso é muito importante para o crescimento do ramo. Eu aprovo!

Para os leitores e apreciadores de gastronomia, o jornal Capital Gourmet traz ainda o Conexão, uma página dedicada a gastronomia de outros lugares, nesta edição deu destaque a São Paulo. No Aprendiz fica uma dica de leitura, ou de aprendizado para quem quer ser um chef em casa.

A segunda matéria especial traz como destaque o novo restaurante Manu Buffara comandado pela própria chefe. Na Photo uma foto destaque de algum prato em evidência fechando a edição.

Um comentário: