Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Panquecas americanas, uma dica para qualquer hora do dia ou da noite

 Já faz um tempinho que eu aprendi a fazer as famosas panquequinhas americanas. É uma receita deliciosa para o café da manhã, café da tarde, café da madrugada...é uma boa pedida para qualquer momento do dia ou da noite. A receita não é muito light, mas é simples de fazer - mesmo para os leigos na cozinha - e fica realmente deliciosa.

Hoje eu acordei mais cedo do que o habitual, perdi o sono. Por isso, resolvi fazer as panquecas que fazem sucesso aqui em casa, principalmente com a Duda, minha irmãzinha de 5 anos que chama a minha receita de "banquequinha da Bá".

Vamos aos ingredientes:

1 xícara e 1/4 de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
3 colheres de chá de fermento em pó
2 ovos
1 xícara e meia de leite
2 colheres de sopa de manteiga derretida(eu uso margarina mesmo)
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Uma pitada de sal
Óleo para untar a frigideira


Se você leu: essência de baunilha e bicarbonato de sódio, e desanimou com a receita, fique tranquilo (a), quando não tem esses ingredientes em casa eu faço a receita sem eles e fica tão bom quanto com eles.

Como fazer:
Derreta a margarina no microondas, aproximadamente 30 segundos, e reserve.
Em uma tigela coloque a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Mexa bem e em seguida acrescente os ovos, o leite e a manteiga. Mistura tudo e veja a consistência da massa: ela não pode ficar muito mole como água e nem muito dura que demore a cair da colher.

Coloque um pinguinho de óleo no fundo da frigideira e deixe esquentar um pouco no fogo. Com o auxílio de uma concha, coloque um pouco da massa no meio da frigideira (nesse momento você testa se a massa está no ponto, porque ela se espalha sozinha pelo recipiente). Observe as bordas da massa, quando elas estiverem douradinhas, pegue a colher e levante um pouco da massa para ver se está dourada, se sim, vire a panqueca com uma escumadeira ou espátula. Repita o processo até o fim da massa, sempre colocando um pinguinho de óleo na frigideira.

É importante que a massa fique fininha. O rendimento da receita para uma frigideira pequena é de 10 a 12 panquecas, como mostro na foto abaixo. 


 

E para a minha princesinha eu fiz uma versão especial com chocolate e confeitos de chocolate branco e preto.


O recheio pode ser feito de acordo com o gosto de cada um. Normalmente, eu utilizo mel ou leite condensado, mas um doce de banana ou uma salada de frutas com sorvete também vai muito bem com essa receita.

Espero que gostem e depois me contem suas experiências!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário